quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A OBESIDADE E O PILATES


A obesidade é uma doença crônica, classificada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como epidêmica. No Brasil cerca de 40% da população tem excesso de peso.
A obesidade vai muito além das questões estéticas, o excesso de gordura acarreta diversos males à saúde: problemas coronarianos, diabetes, hipertensão, síndrome metabólica, entre outros.
O método pilates, foi desenvolvido para reabilitação e condicionamento completo do corpo todo. Talvez para um obeso iniciante, não dê treinamento cardiovascular suficiênte. Temos que focar inicialmente em movimentar todas as articulações, e "acordar" os músculos para que cada um faça o trabalho que deve fazer, ou seja, devemos reeducar os músculos do corpo, para que um não substitua a função do outro.
Cuidar da postura desses alunos, também é muito importante, pois a protusão de ombros, a anteriorização de cabeça, a cifose dorsal e outros vícios posturais, são muito comuns. Então devemos começar com uma avaliação minuciosa e perguntar a ele o que mais o incomoda. E aí sim, trabalhar com objetivos, e alcançar um de cada vez.
O PILATES EMAGRECE?
O pilates cria corpos alongados, elasticidade e uma mobilidade importante. Mas apenas o pilates não emagrece, nesse caso de obesidade, é necessário associar outro método, como: balancear a alimentação, com um nutricionista, procurar fazer uma atividade aeróbica, como caminhadas e ter um acompanhamento médico. Já num caso de apenas um sobrepeso, aí sim conseguimos uma redução no peso.
Os exercícios do pilates queimam calorias, criando massa muscular magra, ajuda a aumentar o potencial de queima de calorias.
O pilates tonifica e modela o corpo. O alinhamento postural que ele proporciona, já faz com que a pessoa se sinta mais esguia e magra. A respiração eficiente que é exigida é essencial para a queima de gordura e regenereção dos tecidos. A melhora da auto-estima e o aumento da consciência corporal, ajudam e incentivam a continuidade do programa de exercícios, assim as atividades de vida diária ficam mais fáceis.
Associar o pilates com uma atividade aeróbica como: corrida, natação, bicicleta é muito bom para maximizar a perda de peso. Mas deve-se procurar sempre um bom profissional para orientação. E sempre respeite seus limites.
É importante que cada um procure o exercício que promova seu bem estar. Devemos nos aliar à atividade física que nos identificamos.

2 comentários:

  1. Olá, bom tocar nesse assunto. Muitas pessoas chegam na aula experimental com esta dúvida: "Vou emagrecer com pilates?" é importante explicar sobre a importância dos exercícios aeróbicos e da dieta balanceada para este objetivo. Afinal de contas, entre o músculo e a pele tem a camada de gordura, que pode "esconder" a forma do músculo. brigada pelo post, vou te seguir =) Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá q bom q gostou do assunto e do post. É muito importante abordarmos esse assunto, e esclarecer o mito da barriga chapada em poucas aulas.
    E sejam muito bem vindos ao blog.
    Abraços
    Fabiana

    ResponderExcluir