terça-feira, 12 de outubro de 2010

O FEEDBACK DO PILATES


De uma barriga definida ao auto controle, passando por músculos firmes, fortes e alongados, ótima postura e articulações mais saudáveis. Não é a toa que o pilates está tão comentado e agregando cada vez mais adeptos a cada dia.
O pilates cria corpos, sem uma malhação pesada, exercícios feitos com movimentos elegantes e o mais importante, o retorno é rápido.
Se um pessoa realmente fizer os exercícios com perfeição, no tempo certo, com uma boa orientação e frequência de 100% das aulas, praticando 2x por semana, fazendo 8 aulas por mês, provavelmente esse aluno sentirá o retorno nesse mês de aula.
A força que o pilates te proporciona, é muito rápida, não estou falando em forma e sim em força.
Como disse no post anterior (sobre obesidade), é claro que depende do que o aluno tem como objetivo. Se for postural, no caso de uma cifose, o foco será exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos que mantém a postura correta e saudável da coluna e ainda os exercícios para uma maior consciência corporal. É essa consciência que ajuda a manter o alongamento axial, que é aquele alongamento entre as vértebras, isso evita a compressão nos discos, promove agilidade e mobilidade da coluna além de previnir patologias como a hérnia de disco.
E o retorno disso também é muito rápido o aluno se sente melhor a cada aula e se torna capaz de crescer durante a aula, podendo realizar execícios com um grau de dificuldade maior, então se sente capaz e muito mais a vontade para fazer as aulas e vencer os desafios dessa prática incrível que é o pilates.
"POUCOS MOVIMENTOS BEM FEITOS, REALIZADOS DE FORMA CORRETA E EQUILIBRADA, EQUIVALEM POR HORAS DE GINÁSTICA." (Joseph Pilates)

7 comentários:

  1. Oi Fabiana, mto interessante seu post sobre Pilates, seus benefícios para o corpo, conheço pessoas que aderiram a esse exercício e tiveram bons resultados!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jú, realmente as pessoas se sentem bem melhores depois q começam a praticar, e eu digo melhor em todos os sentidos, desde a parte física até um descanço mental, pq enquanto estão fazendo os exercícios é necessário q o aluno esteja concentrado, e assim ele esquece do mundo lá fora. É um tempo q se dá ao próprio corpo e isso é muito bom hj em dia. Todos precisamos desse tempo.
    Beijos
    Fabiana

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabiana! Fico feliz em saber q vc gostou do meu blog, eu tbm gostei do seu, mto interessante e coloquei seu link lá. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela lembrança, feliz dia para todos os fisioterapeutas !!!

    ResponderExcluir
  5. Ola Fabiana, pois é!
    Temos na verdade um grande problema em questão. As revistas de beleza divulgam muito o "barriga chapada" em poucos dias com Pilates, ai colocam atrizes magras e belas nas capas. As clientes cobram da gente! Feliz dia do Fisioterapeuta!

    ResponderExcluir
  6. É verdade Fabiano, eles cobram mesmo! E exatamente por isso que fiz questão de postar sobre assunto da obesidade, e do retorno em relação a força e não da forma. Acho importante as coisas serem esclarecidas e cabe a nós passarmos as informações coerentes e veradadeiras aos nossos clientes.
    Abraços
    E até a próxima!!!!

    ResponderExcluir