quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PILATES CLÍNICO


OLÁ PESSOAL,
ROLOU UM CURSO ESSA SEMANA DE PILATES CLÍNICO. FOI SENSACIONAL, UMA TURMA INCRÍVEL E CHEIA DE VONTADE DE APRENDER, COM UMA EQUIPE DE PRIMEIRA CATEGORIA. FOI UMA SEMANA PUXADA E INTENSA.
BOM, GOSTARIA ENTÃO DE ESCLARECER AS DÚVIDAS QUE SURGEM SOBRE A DIFERENÇA DO PILATES TRADICIONAL E DO PILATES CLÍNICO.
O PILATES TRADICIONAL, COMO EU JÁ DISSE LÁ NO COMEÇO DESSE BLOG, FOI CRIADO PELO ALEMÃO JOSEPH PILATES LÁ NA ÉPOCA DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL(1914), ENTÃO, SEM BASE CIENTÍFICA, PORÉM MUITO BEM ACEITA E COM GRANDE EFICÁCIA, TANTO QUE ASSIM CONTINUOU ATÉ A DÉCADA DE 90.
O PILATES CLÍNICO É UMA MODIFICAÇÃO DO PILATES TRADICIONAL.
COM O CRESCIMENTO DA MODALIDADE TRADICIONAL ALGUNS FISIOTERAPEUTAS, NA DÉCADA DE 90 INICIARAM ESTUDOS CIENTÍFICOS PARA VERIFICAR OS VERDADEIROS BENEFÍCIOS DO PILATES, E PARA SABER SE HAVIA ALGUM EXERCÍCIO QUE PODERIA PREJUDICAR A SAÚDE DAS PESSOAS.
ASSIM SURGIU O PILATES CLÍNICO, COM BASES NO PILATES TRADICIONAL E FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS ATUAIS. ALGUNS EXERCÍCIOS FORAM MODIFICADOS E OUTROS ADAPTADOS.
NA BUSCA DE EQUILÍBRIO ENTRE TRADIÇÃO E MODERNIDADE. O PILATES CLÍNICO RESPEITA AS BASES ORGANIZADAS.
AMBOS TRABALHAM CONDICIONAMENTO, O CLÍNICO É MAIS VOLTADO E COM MUITA EFICIÊNCIA PARA AS PATOLOGIAS, POIS É RICO EM BIOMECÂNICA, NO QUAL O FOCO, ALÉM DA CONTRAÇÃO DO ABDÔMEM, E ASSOALHO PÉLVICO É A PRESERVAÇÃO DAS CURVATURAS FISIOLÓGICAS DA COLUNA.
É BOM TER CONHECIMENTO DOS DOIS MÉTODOS, PARA ABSTRAIR O MELHOR DE CADA UM E APLICAR EM AULAS, SEJA ELA DE CONDICIONAMENTO, FITNESS, POSTURAL OU DE REABILITAÇÃO. A AULA FICARÁ MUITO MAIS RICA, AGRADÁVEL E TODOS GANHAM COM ISSO.
PILATES CLÍNICO NO ITAIM?
NA OFICINA PILATES VOCÊ ENCONTRA.
VALEU TURMA, BEIJOS A TODOS. E..... KEEP YOUR CENTER !!!

Um comentário:

  1. Oi Fabi, me escreve no e-mail que quero te dar um toque: silgomes@terra.com.br beijos! silvia

    ResponderExcluir