quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CONDROMALÁCEA PATELAR




A condromalácea patelar se trata de uma degeneração sustentada da cartilagem patelar.


A patela é um osso, que serve como polia para a passagem do tendão do quadríceps. A patela articula-se com o fêmur e quando ocorre uma compensação biomecânica, ocorre o desgaste da cartilagem da patela (em contato com o fêmur).


Resumindo, condromalácea patelar é o choque da patela com o côndilo do fêmur, levando a um desgaste da cartilagem articular.


Ela pode acontecer pelos seguintes motivos:




  • impacto, um trauma, uma pancada


  • desvios estruturais


  • fraqueza muscular, baixa tonicidade


Existem alguns estágios da condromalácea:





  1. amolecimento da cartilagem


  2. deslocamento da patela


  3. ulceração


  4. formação de crateras


A presença de edema é comum assim como: dor intensa a palpação e crepitação.



Estou falando sobre esse tema porque estou fazendo duas reabilitações de condromalácea no meu estúdio, e essa reabilitação no pilates está sendo muito, mais muito eficaz.



O tratamento da condromalácea patelar, é o fortalecimento muscular de quadríceps, alongamento de ísquios tibiais e principalmente fortalecimento do vasto medial oblíquo (VMO), que é o principal músculo estabilizador da patela. Mas isolar esse músculo (VMO) pra fortalecimento, só é possível se trabalharmos com o joelho à 30°. O trabalho de isometria é importante nos casos de dor aguda, mais o trabalho funcional também é muito bem vindo e não esquecer de moderar a carga e ir aumentando conforme o fortalecimento e a diminuição dos sintomas. Dentro do pilates temos muitas formas de trabalhar. Estou muito contente com os resultados que estamos obtendo com o tratamento. E elas também.



Até a próxima!!!





4 comentários:

  1. minha bola de pilates furou....
    :o(

    será que tem jeito?
    nem consigo descobrir onde está o furo....
    tô ficando torta sem meus exercícios...

    beijo!
    saudades!

    ResponderExcluir
  2. Oi Si, td bem????
    Infelizmente não tem jeito vc terá q comprar outra bola, e enquanto vc não compra, continue praticando os exercícios de pilates no solo sem bola, eles tb são bastante eficazes.
    E....lembre-se de quando passar por SP não deixar de me procurar, tb estou com saudades.
    Muitos beijos
    Fabi

    ResponderExcluir
  3. E se eu levar numa borracharia?
    rindo...

    É sério!

    ResponderExcluir
  4. Então querida, infelizmente como te disse antes, é melhor vc comprar outra bola, não aconselho q vc recondicione essa bola, mais se achar q vale a pena......faça isso depois me conte !!!
    beijos
    Fabiana

    ResponderExcluir