terça-feira, 24 de maio de 2011

EXERCÍCIOS EM POSIÇÃO DE CADEIRINHA OU MESA

No estúdio de pilates, podemos trabalhar além dos exercícios em aparelhos.
A atividade em solo que é muito interessante e desafiadora. No solo usamos: nossa força, respiração, coordenação, concentração e a gravidade; isso tudo sem ajuda de molas, roldanas ou polias.
Quando estamos na posição "cadeirinha ou mesa"( que é a posição em decúbito dorsal e joelhos flexionados fazendo ângulos de 90° da perna em relação a coxa e da coxa em relação ao tronco, comos pés no ar)as pernas são sutentadas apenas pelo abdomen.
Quando estamos nessa posição o abdomen já está contraido e os flexores de quadril já estão acionados também, mas para que o exercício saia correto devemos: contrair o assoalho pélvico, manter a coluna neutra, os ombros longe das orelhas, alongando trapézio, mantendo uma relação harmônica entre as escápulas e o queixo levemente se aproxima do peito, alongando levemente a cervical sem forçá-la.......UFFA!!!!!
Apartir daí podemos iniciar muitos exercícios:






A posição por si só já ativa os músculos abdominais sem que façamos nada, então quando colocamos exercícios em prática conseguimos potencializar essa contração. Devemos tomar cuidado, para que ao manter a coluna neutra, não forcemos a lombar, o exercício deve ser feito sem dor lombar, devemos estar confortáveis ao executar qualquer que seja o exercício, ativando apenas os músculos que estão sendo trabalhados, e isso exige concentração, para que não aconteça as compensações. E então com poucas repetições temos um excelente resultado!!! Tentem e comentem!!!
Até a próxima!!!
Fabiana