terça-feira, 26 de outubro de 2010

CÂIMBRAS


Câimbras nada mais são que contrações musculares intensas de um só músculo ou de um grupo muscular e que ocorrem sem serem solicitados, ou seja, são contrações involuntárias. Normalmente ocorrem após exercícios físicos, e sua duração em geral é de alguns segundos.

As câimbras não atigem somente atletas, podem acontecer com qualquer pessoa. Sua causa é estudada até hoje, mais é muito controversa.

Existem várias teorias:

TEORIA METABÓLICA: diz que a câimbra ocorre quando um músculo é infectado por substâncias como ácido lático ou amônia.

TEORIA DA DESIDRATAÇÃO: diz que com a perda de líquidos durante a atividade física provoca um desequilibrio nos fluidos corporais e provocam contrações súbitas.

TEORIA ELETROLÍTICA: diz que junto com o líquido perdido, perde-se também eletrólitos. A ausência desses eletrólitos leva o tecido muscular reagir em uma contração súbita e involuntária. O sódio e o potássio são os principais eletrólitos, que em deficiência levam o aparecimento de câimbras. "Os músculos precisam de potássio. Um músulo que se contrai, libera potássio para os vasos sanguineos vizinhos, fazendo-os se dilatar e aceitar mais sangue. Quando não há mais potássio para liberar, o músculo se contrai pela insuficiênte quantidade sanguinea.

TEORIA AMBIENTAL: diz que as câimbras são causadas por modificações no ambiente externo ao organismo, principalmente as mundanças climáticas. Quando ocorre uma queda de temperatura muito grande, as câimbras aparecem, principalmente durante a noite.

TEORIA ALIMENTAR : essa é a mais popular e conhecida, diz que a falta de ingestão de alimentos que contém potássio, causam as cãimbras. Ou que quando ocorrem os episódio de câimbras deve-se engerir alimentos ricos em potássio. Quem nunca ouviu aquele comentário clássico: "- Está com câimbra? Come banana que melhora".

Como podemos observar que cada teoria tem sua verdade, porém nenhuma foi cientificamente provada.

Escrevi sobre esse assunto, pois muitos alunos do meu estúdio me questionam sobre as câimbras, então está aqui um texto sobre o assunto, quem tiver opiniões, sugestões ou até mesmo informações para acrescentar.....por favor fiquem à vontade.

Até mais !!!


terça-feira, 12 de outubro de 2010

O FEEDBACK DO PILATES


De uma barriga definida ao auto controle, passando por músculos firmes, fortes e alongados, ótima postura e articulações mais saudáveis. Não é a toa que o pilates está tão comentado e agregando cada vez mais adeptos a cada dia.
O pilates cria corpos, sem uma malhação pesada, exercícios feitos com movimentos elegantes e o mais importante, o retorno é rápido.
Se um pessoa realmente fizer os exercícios com perfeição, no tempo certo, com uma boa orientação e frequência de 100% das aulas, praticando 2x por semana, fazendo 8 aulas por mês, provavelmente esse aluno sentirá o retorno nesse mês de aula.
A força que o pilates te proporciona, é muito rápida, não estou falando em forma e sim em força.
Como disse no post anterior (sobre obesidade), é claro que depende do que o aluno tem como objetivo. Se for postural, no caso de uma cifose, o foco será exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos que mantém a postura correta e saudável da coluna e ainda os exercícios para uma maior consciência corporal. É essa consciência que ajuda a manter o alongamento axial, que é aquele alongamento entre as vértebras, isso evita a compressão nos discos, promove agilidade e mobilidade da coluna além de previnir patologias como a hérnia de disco.
E o retorno disso também é muito rápido o aluno se sente melhor a cada aula e se torna capaz de crescer durante a aula, podendo realizar execícios com um grau de dificuldade maior, então se sente capaz e muito mais a vontade para fazer as aulas e vencer os desafios dessa prática incrível que é o pilates.
"POUCOS MOVIMENTOS BEM FEITOS, REALIZADOS DE FORMA CORRETA E EQUILIBRADA, EQUIVALEM POR HORAS DE GINÁSTICA." (Joseph Pilates)